Com uma extensa linha de produtos, a T&A também dispõe de uma unidade de fabricação de estacas protendidas e centrifugadas – produtos que viabilizam uma construção mais industrializada, econômica e ágil. As estacas centrifugadas têm fabricação automatizada, o que proporciona grande confiabilidade. As peças são dimensionadas conforme critérios indicados pela NBR 6122 e NBR 6118, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As estacas são fabricadas em centrífugas de alta velocidade, permitindo grande adensamento,  resistência e impermeabilidade. As estacas protendidas também oferecem avançado desempenho e durabilidade, sendo produzidas com um rigoroso controle tecnológico e mão-de-obra especializada, seguindo o alto padrão de qualidade da T&A.

 

Conheça melhor, agora, estes dois produtos.

 

Estaca Protendida

Seção Hexagonal

  1. Elevada resistência aos esforços de compressão, flexão composta e tração;
  2. Excelente desempenho frente aos esforços de flexão transitória decorrente da cravação;
  3. Facilidade para içamento, transporte, posicionamento e cravação;
  4. Nível de fissuração mínimo;
  5. Resistência aos esforços de tração oriundos da atuação em ancoragens e sub-pressão;
  6. Maior durabilidade devido à menor fissuração;
  7. Produzidas com anéis metálicos nas duas extremidades e com comprimento padrão de 8 m, permitindo a cravação em qualquer profundidade através de processo de emenda.

 

Geometria

 

Características Técnicas

 

Seções

As estacas protendidas são providas de armação transversal em forma de espirais ao longo de todo o seu comprimento, combatendo os esforços cortantes decorrentes da excentricidade do martelo, de obstáculos durante a cravação ou ainda, de possíveis esforços laterais.

 

Estaca Centrifugada

Durante o processo de centrifugação, o concreto fresco e plástico é distribuído de maneira uniforme pela força centrífuga. Como resultados, as distâncias entre agregados e outras partículas sólidas são reduzidas e parte da água e partículas finas de baixa resistência são expulsas do concreto, ou seja, o concreto atinge o mais alto grau de compacidade, dentre os diversos métodos de adensamento existentes.

Os materiais submetidos à elevada pressão exercida pela força centrífuga tendem a se ordenar segundo o peso específico de cada componente do traço. Devido ao seu peso específico, uma parte do cimento envolve toda a superfície externa do elemento, criando uma capa externa extremamente lisa, de alto coeficiente de impermeabilidade, alta resistência contra ações químicas e físicas e, consequentemente, de alta durabilidade.

Seção Circular

  1. Fabricação Automatizada;
  2. Rigoroso dimensionamento dentro dos padrões da NBR 6122 e da NBR 6118 da ABNT;
  3. Acabamento primoroso;
  4. Produzidas com anéis metálicos nas duas extremidades e com comprimentos de até 11 m, permitindo a cravação a qualquer profundidade através de processo de emenda.

Características Técnicas


 

Seções

As estacas centrifugadas T&A são fabricadas em um processo totalmente automatizado. Uma centrifugação de alta velocidade confere resistência e alta impermeabilidade às estacas.

 
 

Vista frontal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

Navegação rápida:

Estruturas

             Lajes | Pilares | Vigas | Painéis | Telha W | Sapatas

Estacas

Blocos e Pisos